domingo, 18 de abril de 2010

SER DIFERENTE E FAZER A DIFERENÇA NESTE MUNDO


Seja sal e luz:
aula ministrada hoje pelo nosso pastor tourinho na nossa Escola Dominical, as 9:15 da manhã .
14/04/2010


1- O sal em seu estado puro consiste de cloreto de sódio e é encontrado em grande quantidade na natureza.

O sal pode ser extraido da água, especialmente do mar ou da terra.


ele usa duas metáforas: Sal e Luz


A ênfase de jesus é que um cristão verdadeiro, por meio da sua maneira de viver, influência o mundo ou a sociedade em que vive.


1.1 O SAL SIMBOLIZA PUREZA


Em levitico 2:13, cada sacrificio era acompanhado com um pouco de sal, com dois propósitos didáticos: Compromisso e pureza. O cristão é comparado ao sal. Logo ele deve ser um exemplo de pureza e santidade (Mt 5:2,8

Co7.1: 1Tm 4.12: Tg 4.8). Ele deve também ser fiel no compromisso e na sua aliança que assumiu com o senhor.

O sal age secretamente, sem ser percebido. A influência do crsitão muitas vezes não é vista, mas experimentada ou sentida.


1.2 O SAL SIMBOLIZA PRESERVAÇÃO


O sal impedia o processo de putrefação de alimentos. O crsitão exerce uma influência positiva na sociedade, impedindo a sua deterioração moral.

O crsitão devbe ser um elemento antiséptico e purificador.(Gn18.26-32: e 2 Rs 12.2). É

interessante observar o uso do sal na Bíblia. Os recém-nascidos eram esfregados com sal, imediatamente após seu nascimento(Ez16.4), com o objetivo de protegê-los de infecções. O sal po´rem precisa ser espalhado e friccionado na carnme para exercerr a sua influência. O cristão, para influenciar, precisa sair do saleiro. Ele não deve fugir ou esconder-se do mundo, mas guardar-se da contaminação mundana(Tg 1.27)


1.3 O SAL SIMBOLIZA SABOR


O profeta Eliseu restaurou o sabor das águas de um rio em Jericó, utilizando o sal(2 Rs 2.21-22) O sal foi usado como elemento de restauração do sabor ou da qualidade da água. O sal dá sabor á comida.O cristão é para o mundo que o sal é para a comida(Jó6.6: Cl 4.6) O sal só perde o seu sabor por um porcesso de adulteração contaminação ou infiltração: o sal se torna insipido em razão das substâncias estranhas que se agregam a ele.
A LUZ DO MUNDO
2.1 A LUZ SIMBOLIZA VISIBILIDADE Mt 5. 14-18
Luz é a forma de energia que ilumina o mundo.Ela e outras radiações eletromagnéticas são emitidas por objetos energéticos ou quentes. No caso da terra, o maior exemplo é o sol. A luz é o único componente do espectro eletromagnético( que inclui as microondas , os raios ultravioletas e os raios X) que pode ser detectado pelo olho humano. Vemos os objetos quando diretamente. Nada se movimenta tão rápido como a luz. No vácuo a luz se movimenta numa velocidade de 300.000 Km por segundo. A missão primordial da luz é ser vista. Não se pode esconder a luz ,assim como um cristão não pode viver escondido(Lc 8.16: Mc 4. 21-25
2.2 A LUZ SIMBOLIZA DIREÇÃO
As três grandezas fisicas básicas da luz são: Brilho( ou amplitude), cor(ou frequência) , e polarização(ou ângulo de vibração). Devido á dualidade onda-particular, a luz exibe simultaneamente propriedades quer de ondas quer de particulas. Por causa do bbrilho, a luz é ultilizada para dirigir ou orientar navegações. Esta é a função da luz de um farol.
2.3 A LUZ SIMBOLIZA VIDA
Toda a vida no planeta e em tudo na natureza é dependente da luz do sol. Sem o sol, não haveria nemuma vida no planeta. Toda a vida é dependente do sol.
A luz simboliza na biblia, o verdadeiro conhecimento de Deus (Sl 36.9 e Mt 6. 22,23) eM OUTRAS PALAVRAS, DELEITE, ALEGRIA E FELICIDADE(Sl 97.11: Is 9.1-7)
Conhecer a Deus só é possivel por meio de Jesus.
Jesus é a luz do mundo
Deus abençoe a cada um de vocês.










Nenhum comentário:

Postar um comentário