quarta-feira, 12 de maio de 2010

01 - A BIBILIA SAGRADA



Queridos aula dada no último Domingo dia 9/05/2010 pelo pastor Max, aula de batismo.


. Definição
Chama-se Bíblia o conjunto de 66 livros inspirados por Deus, aceitos pelas Igrejas Evangélicas como única regra de fé e prática do cristão.

2. A Divisão da Bíblia
A Bíblia Sagrada divide-se em duas grandes partes: O Velho e o Novo Testamento. A Palavra Testamento, relacionada à Bíblia Sagrada, significa Pacto ou Aliança.

3. Classificação dos livros da Bíblia
Classificamos os livros da Bíblia Sagrada da seguinte maneira:

a) Velho Testamento (39 livros)

I. Pentateuco (Os livros da Lei) - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
II. Os Livros Históricos - Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
III. Os Livros Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
IV. Os Livros Proféticos - Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel (Profetas Maiores); Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias (Profetas Menores).
Os títulos Profetas Maiores e Profetas Menores não têm relação com a importância do profeta nem com a sua mensagem, mas sim com a quantidade de capítulos e versículos, bem como quanto ao tempo de ministério do profeta no meio do povo de Israel.
b) Novo Testamento (27 livros)
I. Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João.
II. Livro Histórico - Atos dos Apóstolos.
III. Cartas Paulinas - Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemon.
IV. Carta aos Hebreus.
V. Epístolas Gerais - Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João e Judas.
VI. Livro da Revelação - Apocalipse.

4. A Inspiração da Bíblia
Por inspiração da Bíblia queremos dizer que Deus, na pessoa do Espírito Santo, influenciou de maneira sobrenatural os autores dos livros das Sagradas Escrituras, fazendo assim com que os seus relatos se convertessem em autênticos registros da revelação divina. Assim sendo, toda a Bíblia foi inspirada por Deus tanto verbal (2 Pe 1.20,21) quanto plenariamente (2 Tm 3.16).
Por Inspiração Verbal, queremos dizer que a influência do Espírito Santo foi além da direção dos pensamentos, chegando até a seleção das palavras usadas para transmitir a mensagem que foi registrada nos escritos originais.
Por Inspiração Plenária, queremos dizer que todas as palavras da Bíblia, desde a primeira do livro de Gênesis até a última do livro de Apocalipse, foram inspiradas por Deus.
5. Autoria e Tempo de Preparo da Bíblia
A Bíblia foi escrita por mais ou menos 40 escritores de diversos matizes culturais, num período de aproximadamente dezesseis séculos. O mais antigo escritor de livro da Bíblia foi Moisés e o mais recente, o apóstolo João.
6 - As Línguas Originais
O Velho Testamento foi escrito em quase sua totalidade em hebraico, a língua dos judeus, exceto pequenos trechos (Ed 4.8-6.18; 7.12-26; Dn 2.4-7.28; Jr 10.11) escritos em aramaico, a língua comercial da época. O Novo Testamento foi escrito em sua totalidade na língua grega, numa variação chamada de grego koinê, popular.
7 - O Personagem Central da Bíblia
O Senhor Jesus Cristo é o personagem central da Bíblia. Jesus é identificado nos livros das Sagradas Escrituras através dos tipos, das figuras, dos símbolos, das profecias diretas, de sua biografia e dos escritos dos seus apóstolos.
Vejamos a identificação de Jesus em cada livro da Bíblia Sagrada:
Gênesis – A Semente da Mulher
Êxodo – O Cordeiro Pascoal
Levítico – O Sacrifício Expiatório
Números – A Rocha
Deuteronômio – O Profeta Prometido
Josué – O Príncipe do Exército do Senhor
Juizes – O Libertador
Rute – O Parente Remidor
1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas – O Rei de Israel
Esdras e Neemias – O Restaurador
Ester – O Advogado
Jó – O Redentor que Vive
Salmos – Tudo em Todos
Provérbios – A Sabedoria Divina
Eclesiastes – A Razão Suprema do Viver
Cantares – O Amado
Isaías até Malaquias – O Messias
Os Evangelhos (Mateus até João) – O Cristo
Atos dos Apóstolos – O Espírito Santo
As Epístolas (Romanos até Judas) – Cabeça da Igreja
Apocalipse – O Alfa e o Ômega

8 – Como Devemos Ler a Bíblia Sagrada
A Bíblia deve ser lida com reverência, com interesse e com oração, procurando descobrir nela a vontade de Deus. No estudo da Bíblia, o leitor deve discernir o programa de Deus para cada época (Dispensação), a fim de evitar a aplicação de mandamentos que foram dados por Deus para nortear a vida em Dispensações passadas, e que para nós, que vivemos na Dispensação da Graça, não é obrigatório a sua guarda.



pastortourinho@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário