quarta-feira, 12 de maio de 2010

02 - O PECADO



Mais uma aula dada pelo pastor Max na nossa aula de batismo






1- Definição


a) “Pecado é qualquer falta de conformidade com a Lei de Deus, ou a transgressão dessa Lei”.


b) Pecado é tudo aquilo que falamos, pensamos ou praticamos e que vai de encontro à vontade de Deus revelada em Sua Palavra.



2- Origem do Pecado



a) No Céu - O pecado teve origem no Céu, entre os anjos de Deus, quando Lúcifer, o querubim ungido, rebelou-se contra o Criador, sendo expulso do Céu juntamente com um terço dos anjos que o seguiram. (Is 14.12-17; Ez 28.11-19; Ap 12.3,4).


b) Na Terra - O pecado surgiu na terra quando os nossos primeiros pais, Adão e Eva, desobedeceram à ordem dada por Deus e comeram, por instigação do Diabo, do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. (Gn 2.16,17; 3.1-6,17).



3- As Conseqüências do Pecado de Adão


O pecado dos nossos primeiros pais trouxe para eles e seus descendentes a morte, conforme Deus tinha dito. “... mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gn 2.16,17) "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”.(Rm 5.12).


A morte, que é o salário do pecado (Rm 6.23), tem três dimensões:



a) Morte Física - É a separação da parte espiritual (alma e espírito) da parte material (o corpo). “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. (Ec 12.7). Veja ainda Gn 3.19.



b) Morte Espiritual - É a destituição no homem da glória de Deus. É a separação do homem de Deus. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.(Rm 3.23). Veja ainda Ef 2.1; Cl 2.13; Jo 5.24.



c) Morte Eterna -É a eterna separação do homem de Deus. Ela acontece quando a pessoa morre fisicamente, estando morto espiritualmente, isto é, separado de Deus, sem o perdão de seus pecados e sem a salvação de sua alma, que só pode ser proporcionada por nosso Senhor Jesus Cristo. “... quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,” (2 Ts 1.9). Veja ainda Dn 12.2; Mt 10.28; 25.41; Lc 16.22; Ap 20.15.



4- Abrangência do Pecado



a) Corrupção Total da Natureza Humana.


O pecado atingiu o ser humano em sua totalidade - o seu corpo, a sua alma e o seu espírito. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.(1 Ts 5.23). Veja ainda Is 1.4-6; Rm 7.15-20; Mt 15.18-20; Sl 51.5; Ef 2.3).



b) Propagação Universal


O pecado propagou-se em todos os seres humanos, através de Adão e Eva. Isso quer dizer que a raça humana é uma raça pecadora; pois trazemos, quando nascemos, o germe do pecado em nosso coração. “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Rm 5.12). Veja ainda Rm 3.9-19,23; 5.17,18; Sl 51.5.



5- A Hediondez do Pecado



O pecado é hediondo porque provoca as seguintes coisas:



a) Fere a Santidade de Deus


Deus é um Ser Puro, Santo, Imaculado e exige de suas criaturas morais (o homem e a mulher) santidade de vida. Qualquer pecado do ser humano fere frontalmente a santidade divina. “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: sede santos, porque eu sou santo”.(1 Pe 1.15,16). Veja ainda Lv 19.2; 20.7; Is 6.3).



b) Escraviza o homem


O homem foi feito por Deus uma criatura livre, mas o pecado se assenhoreou dele e o fez seu escravo. “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado”.(Jo 8.34). Veja ainda Rm 6.16; 7.14; Cl 1.13.



c) Destrói no Homem a Imagem de Deus


O pecado descaracteriza o homem, deformando a imagem de Deus, com a qual foi criado. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.(Rm 3.23). Veja ainda Gn 1.26,27; Ef 4.17-19,22.



d) Condena o Homem a Perdição Eterna


O pecado, por causa de suas conseqüências, leva o homem a perdição eterna, caso ele não receba a salvação através de Jesus Cristo. “O salário do pecado é a morte...” (Rm 6.23). “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo”. (Hb 9.27). Veja ainda Rm 5.12; Ez 18.4,20; Tg 1.15





Nenhum comentário:

Postar um comentário