segunda-feira, 9 de maio de 2011

MARTIN COOPER CRIADOR DO TELEFONE CELULAR


Martin Cooper, a operadora de telefonia móvel e, portanto, Prêmio Príncipe de Astúrias de Investigação Científica e Técnica 2009, tem um fantástico senso de humor. Ele demonstrou na conferência inaugural da 31 ª Conferência Internacional das autoridades de protecção de dados e da privacidade, onde não hesitou em fazer o telefone que ele inventou em 1973 (de 1,25 quilos) e brincando com sua bateria, 20 minutos é suficiente, porque você não pode prendê-lo por mais tempo como é pesado. Aos 82 anos, Cooper está a finalizar uma nova tecnologia de rede que irá reduzir os custos de forma rápida e "sob a lei de Cooper, para sempre."

* Cooper prevê progresso "maravilhoso" na telefonia móvel
* Avanços na Internet, "a todo o custo?




Pergunta. Afirmou durante a conferência que, apesar dos incríveis avanços tecnológicos, ainda estamos no limiar da revolução digital. Quando e como podemos ver essa revolução?

Resposta. A única coisa importante sobre a tecnologia é a forma como isso afeta as pessoas, então a vida é melhor quando as pessoas olharem, sabemos que a revolução. Eu não acho que o envio de e-mails é uma verdadeira revolução, mas no mundo da saúde, sim será importante.

P. Quanto você tomar?

R. Começar a ver algumas aplicações simples em breve, minha mulher inventou um móvel que tem um design muito básico, só serve para ligar e ouvir e agenda, mas só se você quiser, mas uma das aplicações que você tem é que fazer uma um botão de chamada de enfermeira que pode lhe dar conselhos. Outra aplicação que está surgindo é que quando você prescrever um medicamento, alguém vai chamá-lo para lembrá-lo cada vez que você tem que tomar a pílula. Esta é a verdadeira revolução que está começando e virá devagar, talvez 4-5 anos e mais complexas aplicações.

P. Está em contradição com a tendência atual de que os telefones móveis fazem tudo (câmera, MP3, GPS ...), Você acha que as pessoas querem são dispositivos diferentes?

R. Sim, eu acho que as pessoas querem ter o que realmente lhe interessa, uma coisa ou duas, outros querem muito, mas forçá-los a comprar tudo. E isso é só tecnologia, errado, bom deve ser invisível. Então, se você é um engenheiro e quer investigar pode querer ter tudo, mas as pessoas devem poder escolher exatamente o que você está indo para ele. Porque quando você tem um dispositivo que faz tudo, não faz muito bem em tudo.

P. Mas os jovens querem tudo ...

R. Olha, o telefone vai ser aquele que está melhor colocado atrás da orelha ou sob a pele, e com certeza agradar a todos, incluindo meninos de 16 anos. Mesmo com a câmara, não é bom no telefone, mas o interessante é que a câmera é conectada ao telefone. Queremos atender os jovens, mas também para todos os outros.

P. No que diz respeito à privacidade, em que medida móveis acredita ter sido capaz de contribuir para a perda?

R. Eu não penso assim, nós queremos encontrar um equilíbrio, mas se uma pessoa é honesta, não se importa com o que acontece com seus dados. Os dados financeiros em si deve ser protegido, mas eu não me importo se alguém sabe o que eu costumo comprar, eu não me importo. Se eu enviar anúncios com base em meus hábitos, tanto melhor, porque eu tornar a vida mais fácil.

P. Isso vai um pouco contra o que está sendo procurado nesta reunião ...

R. O importante para mim é que tomamos essa decisão em nossos dados, mas não o Governo. As pessoas devem decidir se seus dados são privados, por exemplo, usuários do Twitter ou no Facebook não quer.

P. Mas acho que você está nas mãos de pessoas a tomar essa decisão, verifique a sua privacidade?

R. Claro que sim. Está em nossas mãos, tudo o que ele pode dizer ao Governo, porque são demasiado estúpidos para controlar suas próprias vidas, qual é a alternativa?, Alguém no governo é mais esperto do que nós? Eu não gosto dessa idéia, não, eles não são.

P. Portanto, não estamos caminhando para um Big Brother?

R. N privacidade, mas as pessoas não se importam. O abuso é quando é o governo que tem informações que não deveriam ter, sempre há abusos ...

P. O que você inventa?

R. Mais ou menos o que eu falei, o telefone, falei para colocar atrás da orelha, que não precisam ser recarregadas ou ter que se preocupar em não esquecê-lo em casa.

. Finalmente uma questão óbvia. O telefone que você usa?

R. Alterar a cada dois ou três meses, também sempre me perguntam, então eu posso dizer outra vez. Os fabricantes frequentemente enviá-las para mim e eu tento. Apesar de eu não gosta de celulares multifuncionais, agora eu tenho um HTC, uma empresa na China. Mas se você me ver no próximo mês vou ter outro. E o meu melhor celular é que minha mulher inventou a mais simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário